Na tarde dessa terça-feira (05/08), o foragido A.S.N. (27 anos) foi preso por policiais da Delegacia de Simões (PCPI), 2ª Cia/20º BPM (PMPI) e 5ª Coordenadoria de Polícia de Valença (PCBA), enquanto participava do seu julgamento no Tribunal do Júri, de forma remota, a partir de uma residência no Bairro Soledade I, em Simões/PI.
O mandado de prisão preventiva havia sido expedido em 2017 pela 1ª Vara Criminal, Júri e de Execuções Penais de Valença, em decorrência de sua autoria em crime de homicídio qualificado ocorrido no município de Valença/BA.
De acordo com o Inquérito Policial e a Denúncia, na noite de 29/03/2017, A.S.N. e seu sogro J.C.J. (48 anos), a bordo de um veículo, perseguiram Adelmo da Encarnação de Jesus (28 anos na data do crime), que havia saído de um motel na Av. Dendezeiros em uma motocicleta, acompanhado de uma mulher de 38 anos, companheira de J.C.J.
Durante a perseguição, a motocicleta foi derrubada pelo veículo conduzido por A.S.N., que desembarcou e efetuou disparos de arma de fogo contra Adelmo, enquanto J.C.J. puxou a companheira para dentro do carro. Adelmo, que trabalhava como padeiro, não resistiu aos ferimentos e faleceu durante o socorro.
Na madrugada seguinte, J.C.J. foi preso em flagrante pela equipe da Delegacia de Valença. Já A.S.N. teve a prisão preventiva decretada e permaneceu foragido até esta terça-feira, quando foi localizado e detido durante a sessão do Tribunal do Júri, na qual participava por videoconferência.
O acusado foi conduzido à Delegacia de Simões/PI para as formalidades legais e, de lá, continuou participando do julgamento de forma remota.
Fonte: Delegacia Terrorial de Cairu (5ª COORPIN)