O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), divulgou, nesta quinta-feira (10), um pronunciamento oficial sobre o apoio de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ao seu pleito de “perseguição política” e o aumento das tarifas aos produtos brasileiros para 50%.
Segundo Bolsonaro, "a medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade". O ex-presidente usa o termo “caça as bruxas” para se referir ao processo em que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), por participação nas mobilizações golpistas do 8 de janeiro.
“Não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios”, escreveu o líder da extrema-direita.
Ele finaliza alegando que “Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil”, conclui.