PGR quer que PF aprofunde investigações contra Monark

PGR quer que PF aprofunde investigações contra Monark

A manifestação do PGR destacou que Monark tem desobedecido, de modo reiterado, decisão judicial que o impediu de publicar, promover, replicar ou compartilhar notícias fraudulentas nas redes sociais.

“CONQUANTO A AUTORIDADE POLICIAL TENHA APRESENTADO RELATÓRIO FINAL DA INVESTIGAÇÃO, MEDIDAS INSTRUTÓRIAS COMPLEMENTARES SÃO NECESSÁRIAS PARA O EXAURIMENTO DA HIPÓTESE CRIMINAL E A FORMAÇÃO DA CONVICÇÃO MINISTERIAL”, PONTUOU GONET SOBRE A NECESSIDADE DE MAIS INVESTIGAÇÕES.

MONARK, SEGUNDO O PGR, TEM BURLADO A PROIBIÇÃO EXPEDIDA PELO MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) ALEXANDRE DE MORAES AO PRODUZIR E REPLICAR CONTEÚDO VEDADO NAS REDES SOCIAIS.

EMBORA TENHA SIDO ALVO DE DETERMINAÇÕES JUDICIAIS, A POLÍCIA FEDERAL LEVANTOU QUE MONARK CONTINUA PROPAGANDO DISCURSO ANTIDEMOCRÁTICO NAS REDES SOCIAIS RUMBLE, TIKTOK, INSTAGRAM E YOUTUBE.

O PGR EXEMPLIFICA O CASO COM AS INFORMAÇÕES DIVULGADAS NO PERFIL “MONARK TALKS” NO X (ANTIGO TWITTER). “PEGA CINCO GENERAIS, PEGA TODOS GENERAIS, VAI NO GABINETE DO ALEXANDRE DE MORAES E DÁ VOZ DE PRISÃO. FALA ASSIM: ‘VOCÊ ROMPEU A CONSTITUIÇÃO…’”, DISSE EM UMA OCASIÃO.

ENTRE OS PEDIDOS DE GONET, ESTÁ O RETORNO DOS AUTOS À PF PARA QUE “PROCEDA À COLETA E AO ARMAZENAMENTO DOS VESTÍGIOS DIGITAIS, COM A ADOÇÃO DO CONJUNTO DE TODOS OS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA GARANTIR A SUA HIGIDEZ E RASTREABILIDADE”.

O BLOQUEIO DAS CONTAS DE MONARK SE DEU NO CONTEXTO DA ESCALADA VIOLENTA DO 8 DE JANEIRO. NA OCASIÃO, MORAES DETERMINOU QUE FACEBOOK, TIKTOK E TWITTER BLOQUEASSEM OS PERFIS RELACIONADOS A MONARK, QUE INSTIGARAM E DIVULGARAM OS ATOS CRIMINOSOS INVESTIGADOS.

FONTE: METRÓPOLES