Licitação para restauração do prédio da mamara de vereadores de Valença é publicado no diário oficial

Licitação para restauração do prédio da mamara de vereadores de Valença é publicado no diário oficial

Nesta quarta-feira (13), foi publicada no Diário Oficial de Valença, a licitação para a restauração do imóvel da Câmara de Vereadores, localizado na Rua Comendador Madureira.

O projeto de restauro arquitetônico foi elaborado por uma empresa especializada, contratada pela atual gestão municipal. Todas as etapas anteriores foram avaliadas e aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – IPAC.

A reativação do prédio original da Casa Legislativa é uma das reivindicações populares mais fortes dos últimos tempos.

“Creio que esta seja uma das obras mais esperadas pelos valencianos e que agora se tornará realidade. Estamos já restaurando o antigo Fórum e felizes em devolver esses patrimônios ao povo de Valença”, comemorou Jairo Baptista.

“Caros cidadãos de Valença, é com grande satisfação que anuncio a licitação para a tão aguardada reforma do prédio da Câmara Municipal. Juntos, estamos empenhados em proporcionar um espaço adequado e moderno para representar e servir nossa comunidade.

A alegria no meu coração é muito grande!”, disse, o presidente da casa, Bertolino Jr.

Entre os serviços previstos, estão o reforço estrutural, restauro da alvenaria de pedra, recuperação da cobertura, execução de piso cerâmico, execução de revestimento cerâmico em paredes, pintura, recuperação das instalações elétricas e instalação de elevador externo panorâmico.

A execução da obra de restauro obedecerá a manutenção do formato arquitetônico original do prédio, conforme leis municipal e estadual de tombamento e será acompanhada pelo IPAC.

História

O prédio onde se localiza a Câmara Municipal de Valença foi construído em 1849, pelo Capitão Mor Bernardino de Sena Madureira, é um dos prédios mais bonitos da cidade, visível logo que se chega a Valença, parte indispensável do roteiro do turista que deseja conhecer Valença. Conta a história que em 22 de Janeiro de 1860, Dom Pedro II visitou o prédio, fato este registrado no Livro de Ouro, cuja ata se encontra exposta a visitação no memorial da Câmara de Valença.

Fonte: Ascom Valença | Edição: Marcelo Dutra